hand-819279_640

Um dos textos bíblicos mais conhecidos dos cristão fica em Hebreus 11, que ficou informalmente intitulado como “A Galeria dos Heróis da Fé”. Já no primeiro versículo, podemos observar uma definição bíblica muito específica sobre a fé, dizendo:

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Hebreus 11:1

De maneira precisa e objetiva o autor das Cartas aos Hebreus apresenta uma visão clara da questão da Fé. Ao longo do texto bíblico, são narradas as trajetórias de homens de Deus, como Abraão, Noé, José, Jacó,  Davi, entre muitos outros, que nos inspiraram com seus exemplos de coragem, ousadia, resiliência e, sobretudo, fé.

Foi pela fé que Abraão se tornou pai, embora fosse velho demais e a própria Sara não pudesse ter filhos. Ele creu que Deus ia cumprir a sua promessa. Assim, de um só homem, que estava praticamente morto, nasceram tantos descendentes como as estrelas do céu, tão numerosos como os grãos de areia da praia do mar.
Hebreus, 11:11-12

Que exemplo de fé e inspirador de fé para todos nós! A galeria dos “Heróis da Fé”, de Hebreus, ressalta também que os processos antes dos resultados esperados, podem ser  muitas vezes dolorosos, e que foram percorridos com resignação e esperança até a consolidação da benção final:

Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó.  Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado.
Hebreus 11:24-25

As conquistas alcançadas por meio da fé nem sempre são tranquilas, o caminho poderá ser árduo e pedregoso.

Quando se trata de fé, creio que devemos ter bem claro em nossas mentes, à luz das escrituras sagradas, duas coisas: A primeira é respondida no próprio texto de Hebreus 11:6 “Sem fé é impossível agradar à Deus…”. Esta convicção precisa estar gravada no coração de todos aqueles que querem e pretendem ter uma relação consistente com Deus. A outra questão, diz respeito ao reconhecimento, muito bem descrita pelo salmista:

Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.
Salmos 20:7

E você, em quem têm depositado sua confiança? Em quem está depositada sua fé?

Autor: Marcelo Bárcia

Tagged with →  
Fale conosco!