girl-517555_640Não vivemos num mundo ideal, onde só temos experiências com bençãos e experimentamos um estado de felicidade plena. Os momentos de sofrimento, dor e aflição são constantes em nossas vidas na terra. O sofrimento humano possui duas características marcantes: A primeira é que ele é “ democrático”, uma vez que atinge todas as pessoas: pobres, ricas, religiosas , incrédulas, jovens e idosas. A segunda é que ele geralmente chega de forma inesperada, por meio de um telefonema, email ou pessoalmente. Doenças, demissões, separações , acidentes e perdas em geral nos atingem de forma, quase sempre, inusitada, em momentos quando tudo parecia estar em ordem e harmonia.

Nessas horas os questionamentos são inevitáveis: “Porque isso tinha que acontecer comigo?” , “Como pode?”, “Eu não merecia passar por isso…”

Jesus Cristo, o grande consolador e salvador afirmou:

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. – João 16:33

Jesus é direto e objetivo “Neste mundo terei aflições…”, mas a parte final do versículo é que faz toda a diferença para aqueles que entregam sua vida ao Senhor Jesus: “Contudo, tenham bom ânimo, Eu venci o mundo”. A vida eterna deve ser o grande foco da vida de todo ser humano, mas Deus, em sua infinita misericórdia se compadece de nossos sofrimentos terrenos. Neste ponto reside uma grande diferença entre aqueles que reconhecem e aceitam a soberania de Deus: passar pelos sofrimentos terrenos com ou sem ele?

O apóstolo Paulo reforça o conforto experimentado por aqueles que aceitam Jesus poderão contar diante dos inevitáveis sofrimentos ao longo da vida:

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. – 1 Coríntios 10:13

Mesmo nos momento de sofrimentos podemos ser gratos à Jesus, pela salvação eterna, para os que nele crêem e pela certeza de que ele estará conosco em todos momentos difíceis de nossas vidas.

Autor: Marcelo Bárcia

Tagged with →  
Fale conosco!