clock-650753_1280

Ao longo de toda a Bíblia encontraremos situações em que homens e mulheres de Deus tiveram que passar por longos períodos, antes que seus pedidos mais preciosos fossem atendidos por Deus. Já parou para pensar na espera do Jovem José do Egito (encarcerado injustamente), numa cela em situação degradante? Ou na espera de Abraão, Sara e Ana pela benção de um filho; de Noé seus familiares aguardando o prometido dilúvio, sofrendo afronta e zombarias de seus vizinhos; ou mesmo de todo povo de Israel vivendo como escravo durante séculos? Também, observamos diversos momentos na Bíblia que orações foram respondidas de forma rápida, como muitos milagres feitos por Jesus e seus apóstolos.

Algumas reflexões relevantes podemos fazer sobre a importância de “esperar no Senhor”. Em primeiro lugar, saber esperar é um prova incontestável da fé em Deus. É provável que a espera é uma verdadeira “escola” utilizada pelo Senhor para aprendermos o que precisamos, lições que certamente não ficariam gravadas em nossos corações se prevalesse nossa ansiedade e senso de urgência para nossas demandas e necessidades. Da mesma forma precisamos lembrar sempre que Deus, em sua onisciência sabe sempre o é melhor para nós, inclusive não respondendo nossos pedidos de acordo com o que pensamos ser o melhor. A passagem bíblica abaixo descreve o apóstolo Paulo pedindo à Deus que o livrasse de um “espinho na carne”.

Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
2 Coríntios 12:7-9

O pedido de Paulo não foi atendido, pois Deus sabia o que era melhor para ele.

Se você acredita que sua resposta de oração está demorando, reflita na vida destes homens e mulheres de Deus que souberam esperar no Senhor. Como disse o Salmista:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmo 40. 1

Deus é o Senhor do tempo e da história. Que independente das situações e circunstâncias possamos viver na prática o que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.17: “Orai sem cessar”. Cientes de que Deus, de acordo com sua soberania e misericórdia, poderá intervir em nossas vidas.

Autor: Marcelo Bárcia

Tagged with →  
Fale conosco!